A Internet abriu um vasto campo de oportunidades de novos negócios, mas justamente por ser tão amplo, o novato corre o risco de não divulgar corretamente seu negócio. Desta forma, ao abrir um site, saiba como se fazer conhecer.
O primeiro passo é mencionar o nome do seu domínio e e-mail próprio em impressos, cartões e anúncios. Isso vale para cartões de visita, papéis timbrados, sacolas de embalagens, pastas, envelopes, anúncios no jornal, veículos da empresa, produtos e serviços, com linguagem simples e objetiva.
"Mas o meio mais eficaz é o sistema de boca a boca. E isso vale para vizinhos, amigos, familiares, funcionários e colegas de trabalho", diz Eduardo Favaretto, fundador do site iBuscas.
2 - Publique informativos periódicos via e-mail marketing
Anote os e-mails de todas as pessoas que conhecer. Rapidamente você terá um banco de dados formado por um público que você e sua empresa conhecem e que tem interesse em receber seus informativos.
3 - Faça o cadastramento em mecanismos de buscas
Mais de 80% das pessoas que usam a Internet iniciam a navegação por buscadores. Cadastre corretamente seu site no maior número possível desses serviços, nacionais e internacionais, dos generalistas aos temáticos, de associações e entidades de classe, às páginas amarelas eletrônicas ou buscadores que atuam regionalmente em bairros ou cidades específicas.
4 - Autorize a troca de links com outros sites
Estimule outras pessoas ou empresas a incluir no site deles um link para o seu – toda vez que um buscador indexar aquele site o seu receberá uma referência adicional.
5 - Participe de blogs, redes sociais, comunidades & fóruns
Recorra à interação coletiva e à troca de experiências entre usuários. Comentários em blogs, relacionamentos em redes sociais, participações em comunidades ou fóruns também lhe renderão novas referências e novos visitantes para seu site.
6 - Gere anotações na Wikipedia
Localize na enciclopédia online páginas de assuntos que tenha relação com o conteúdo de seu site e inclua uma referência externa para ele. Cuidado! Links comerciais ou publicitários não são tolerados pelos revisores e serão excluídos em questão de horas.
7 - Invista em publicidade na própria Internet
O mais comum é o link patrocinado (pequeno anúncio em formato texto) oferecido por portais e buscadores. Um novo visitante pode chegar ao seu site quando escolher palavras “compradas” por você – é o chamado marketing de performance.
8 - Melhore o posicionamento de seu site nos resultados dos mecanismos de buscas
Contrate serviços de otimização de sites. Nesse quesito, escolha empresas especializadas com profissionais experientes. Não aceite técnicas de “Black Hat” que poderão banir de uma vez por todas seu site do índice dos buscadores.
9 - Crie hot sites e campanhas virais
Promova interações dirigidas a seu público-alvo. Mais contagiante que um assunto é o envolvimento e participação espontânea do público a que ele se destina.
10 - Ofereça widgets (conteúdo de seu site publicado por outros)
Pequenos blocos de conteúdo de seu site poderão ser usados por outros intuitivamente, criando vínculos externos permanentes e acesso de novos visitantes.
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