26 maio, 2005

. . . O CORREIO ELETRÔNICO


O correio eletrônico (em inglês, electronic mail, ou simplesmente e-mail) é uma das aplicações mais antigas e mais utilizadas pelos usuários da Internet. Seu funcionamento é simples, mas poderoso.
Serve basicamente para enviar mensagens escritas (textos) a pessoas em qualquer lugar do mundo, a qualquer instante. Além disso, pode-se anexar às mensagens qualquer tipo de arquivo eletrônico: documentos, imagens, programas, etc. É por isso que o correio eletrônico é tão utilizado: ele possibilita uma comunicação ágil, dinâmica, além de extremamente confiável (é muito difícil uma mensagem eletrônica extraviar-se). Vale lembrar que a Internet não tem fronteira, isto é, não há diferença entre você enviar um e-mail para um amigo na Inglaterra ou para o seu vizinho – o procedimento é exatamente o mesmo.

Mas, afinal, como é esse endereço eletrônico?
usuário@provedor.com.br
- usuário – nome do usuário (username). É uma palavra qualquer escolhida pelo usuário, escrita sem espaços e sem acentos.
- @ - símbolo chamado arroba. Em inglês, significa at (em). Dessa forma, usuário@provedor.com.br significa “usuário at provedor.com.br”. Mas no Brasil costuma-se dizer arroba em vez de at, ou seja: “usuário arroba provedor.com.br”.
- provedor – nome da empresa ou instituição provedora de acesso à Internet. Pode ser um provedor comercial, uma companhia, uma universidade, um órgão do governo, uma organização não-governamental, etc.
- com – tipo de organização. Aqui, “com” se refere a uma organização comercial. Outros tipos são: “Edu” (instituição educacional), “gov” (organização governamental), etc.
- br – código do país. Neste caso “br” refere-se a Brasil.

Você já possui uma conta de e-mail?

Se ainda não vamos criar uma.
Se você já possui um e-mail, sabe como expressar suas emoções e ter bons modos?
Ao escrever seu e-mail, bate-papo, etc. atente que:
Maiúsculas – convencionou-se que escrever em maiúsculas significa gritar, falar com exaltação;
Enfatizando palavras – usam-se os caracteres * e – para enfatizar palavras. Exemplo: Caros funcionários, a contabilidade informou que errou nos cálculos e dessa forma *não* haverá aumento;
Citações – ao redigir a resposta de um e-mail, inclua um trecho da mensagem original para que seu interlocutor saiba do que você está falando. Não inclua a mensagem inteira caso ela seja muito extensa, os atuais programas de gerenciamento de e-mails fazem isso automaticamente.
Cuidado com a língua – a Internet é um sistema utilizado por milhões de usuários em todo o mundo. Você não está sozinho! E sem a inflexão de voz, as expressões faciais e os gestos presentes numa conversa frente a frente, você pode ser mal interpretado. Evite erros, seja claro e objetivo.
Emoticons – a maior parte da comunicação na Internet se dá por meio de texto. E como expressar emoções numa mensagem escrita? Por isso os chamados emotional icons (ícones de emoções), ou apenas emoticons se tornaram tão populares. O mais usado :-) significa que a pessoa está feliz, J (aquela carinha redonda, amarela e sorridente).

Os diferentes sistemas de bate-papo - atualmente são vários os sistemas, ICQ, MSN, IRC, e Bate-papo do UOL / TERRA / IG entre outros.

Nenhum comentário: