24 maio, 2005

... SABER BUSCAR INFORMAÇÕES

Em nenhuma outra época a humanidade teve acesso tão fácil a tanta informação como atualmente, graças à popularização da internet. O grande desafio é saber como selecionar o que interessa e o que tem qualidade no meio de tantas opções.
Adquirir essa habilidade é um exercício constante, uma vez que a quantidade de informações não pára de crescer e se renovar. Lembre-se que todo conhecimento é inacabado e superável, então não espere verdades absolutas. Aproveite a avalanche de informações para enriquecer suas aulas, levando para a escola o que se produz fora dela. Resta saber como escolher.
Para começar, quanto melhor você souber o que procura, mais facilmente encontrará a informação, e de melhor qualidade. Se você definir com precisão o que quer, saberá separar o que interessa do que é supérfluo — e assim desenvolverá serenidade frente ao excesso de dados.
A familiaridade com os mecanismos de busca também é fundamental, seja para fazer um trabalho na internet, seja numa biblioteca. A rede oferece sites específicos para isso, como o Google (http://www.google.com/) e o Yahoo (http://www.yahoo.com/), mas, no fundo, para conseguir informações em livros você precisa das mesmas habilidades: localizar, selecionar, confrontar, criar nexos.

HÁBITOS COMPARTILHADOS

Depois de cultivar essas capacidades, é hora de compartilhá-las com seus alunos. "É importante tornar a escola um lugar de reflexão, que desacelere o ritmo que induz à dispersão", diz Ezequiel Theodoro da Silva, professor da Faculdade de Letras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Ao pedir que os estudantes realizem um trabalho, tente fazê-los entender bem qual será o significado da busca. Sem significado, a informação não se torna conhecimento. "Os alunos não terão condições de fazer uma triagem se o professor não oferecer conceitos básicos sobre o conteúdo em questão", diz Ezequiel.
Se a turma souber absorver informações e transmiti-las, o trabalho terá sido bem-sucedido. "Sem criticidade, a criança vai só recortar e colar textos da internet", diz Ezequiel.

Passos para uma boa pesquisa
- Saber com precisão o que procura.
- Ter serenidade e evitar dispersão.
- Conhecer os mecanismos de busca.
- Cultivar o senso crítico.

Conhecendo o funcionamento e os macetes dos sites de busca, você navega pela rede com mais precisão e pode ensinar aos alunos a peneirar informações.

Fonte: Revista Nova Escola - Edição Nº 181Abril de 2005

Um comentário:

Blog da Clausia disse...

Olá, Sueli!
Muito interessante o seu blog. Já coloquei um link em meus estudos em rede, um blog onde comento um pouco sobre minhas descobertas na net e registro seus endereços. Tenho certeza que suas contribuições serão muito úteis. Espero que outros possam utilizá-las.
Um beijo,
Clausia ;-)